I Congresso Nacional de Técnicos Agrícolas
- Sexta, 24 Julho 2015 11:04
Data: 22 a 26 de julho de 1986
Local: Belo Horizonte - Mineirinho
O primeiro Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas realizou-se no período de 23 a 26 de julho de 1986, numa promoção da FENATA e da ATAMG, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais. O Governo do Estado cedeu gratuitamente as dependências do Estádio Mineirinho, para realização do evento. Estávamos em plena vigência do PLANO CRUZADO I, com congelamento de preços e com os famosos “fiscais do Sarney”. Naquela época, período atípico, os meios de transporte e a alimentação, estavam relativamente baratos. Esses fatores possibilitaram a reunião de 2028 delegados técnicos agrícolas de todo o país.
O País vivia um período de grande ebulição política. Após a forte campanha pelas DIRETAS JÁ, baseada na Emenda Dante de Oliveira, que mobilizou toda a Nação, surgiu o movimento pela Constituinte. Tendo a nova Carta Constitucional sido promulgada em 10 de outubro de 1986. Estava na Presidência JOSÉ RIBAMAR FERREIRA DE ARAÚJO COSTA - JOSÉ SARNEY - Vigésimo Terceiro Período de Governo Republicano - 15.03.1985 a 15.03.1990. A partir de 21.04.1985, exerceu a Presidência da República, por sucessão, em virtude do falecimento do Presidente Tancredo de Almeida Neves. José Sarney foi o primeiro Governo civil após o Movimento Militar de 1964
A FENATA, ainda não estava constituída como Entidade Sindical, e denominava-se FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS.
Nesse Congresso foram abordados temas como: agrotóxicos, política agrícola, movimento sindical, reforma agrária, ensino agrícola, previdência rural, mercado de trabalho, legislação e exercício profissional, agricultura alternativa e ecologia, constituinte e apresentadas Moções.
De fato, a realização do I Congresso representa um marco histórico para a categoria, como bem explicitado na apresentação das resoluções.
Importante ressaltar, que naquele Congresso, foi apresentada e aprovada Moção de Repúdio ao CONFEA, nos seguintes termos:
“De repúdio ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA – pelo fato de aquele Conselho vir há muito tempo usando sua estrutura e recursos financeiros, grande parte dos quais provenientes das contribuições dos técnicos, para combater os técnicos de nível médio.”
Destaca-se a grande participação de Delegações de todos os Estados brasileiros.
Fotos do I Congresso Nacional
Sessão plenária do I Congresso Realizado em
Belo Horizonte no ginásio de esportes Mineirinho.